quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O título inesperado e repentino do Flamengo


     A primeira edição da Copa do Brasil em seu novo formato, que agora conta com os times que participaram da Libertadores do mesmo ano, além de ser mais longa, tendo seu fim em novembro, e não mais no meio do ano, teve como campeão o Flamengo, agora tricampeão do torneio. Após empatar fora de casa com o Atlético Paranaense, por 1 a 1, a equipe carioca venceu os visitantes na primeira decisão entre clubes do novo Maracanã, na quarta-feira (27), construindo o placar de 2 a 0 nos minutos finais de jogo. Elias e Hernane, artilheiro da competição com oito bolas na rede, foram os autores dos gols.
       Sem lugar garantido na fase final da Copa do Brasil, como os clubes provenientes da Libertadores 2013 e o Vasco, que herdou a vaga do São Paulo, que precisava disputar a Sul-Americana por ser o atual campeão da competição, o Flamengo passou por Remo, Campinense e o ASA (de Arapiraca) até chegar entre os 16 times classificados para as oitavas-de-final, única fase em que o time foi comandado por Mano Menezes. Até então, Jorginho, atualmente na Ponte Preta, tinha sido o treinador da equipe. Na caminhada flamenguista das oitavas até a final, os cariocas enfrentaram quatro dos cinco melhores colocados no campeonato brasileiro no momento do segundo jogo da final. Por ordem, Cruzeiro, Botafogo, Goiás e Atlético Paranaense caíram frente ao campeão rubro-negro.
       Peça chave para a conquista rubro-negra, Jayme de Oliveira assumiu o time seis jogos depois de o Flamengo conseguir a classificação contra o Cruzeiro, nas oitavas-de-final da Copa do Brasil, após demissão de Mano Menezes. Jayme estreou na Copa do Brasil frente o Botafogo, em seu segundo jogo como técnico do clube carioca. O até então interino havia perdido tal rótulo horas antes da partida, quando foi efetivado pela diretoria até o final da temporada. O treinador, já confirmado para o ano que vem, definiu um time titular e o fez jogar futebol, algo que seu antecessor não foi capaz, e pediu para sair por não se achar na competência de consegui-lo. Revelou-se, depois, que Mano havia sido contatado pelo Corinthians, insatisfeito com o trabalho de Tite.
        Dentro de campo, a recém-restabelecida confiança teve papel fundamental nos gols do oportunista Hernane, nas jogadas e dribles de Paulinho, que se revelou um bom segundo-atacante, e nas aparições surpresas - e decisivas - do volante Elias, campeão com o Corinthians em 2009, assim como Felipe, Chicão e André Santos, membros da defesa do atual campeão da Copa do Brasil. O time do Flamengo alegrou o reformado Maracanã, que recebeu 68 mil pessoas, ao levantar o troféu da Copa do Brasil, o qual conta agora com mais importância, após a inclusão dos participantes da Libertadores. O Flamengo de 2013 deixa lições para o próprio clube que, se seguidas da maneira correta, podem fazer o histórico estádio vivenciar muitos mais títulos do rubro-negro carioca.

0 comentários:

Postar um comentário