quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Enquanto isso, na Série C


        Em meio as necessárias discussões promovidas pelo Bom Senso F.C. visando a melhoria do futebol brasileiro, tornando-o mais profissional e rentável a partir de pontos que atingem majoritariamente a primeira divisão, 60 mil pessoas lotaram o Arruda para assistir a vitória do Santa Cruz por 2 a 1 sobre o Betim, pela Série C, no jogo que garantiu o acesso da equipe pernambucana à segunda divisão nacional após 6 anos de aflita espera, na qual o clube chegou a amargar a quarta divisão por três temporadas seguidas.
        O Santa Cruz atravessou 3 rebaixamentos em sequência a partir de 2006, algo até então inédito no futebol brasileiro. Rebaixado da Série A naquele ano, o desfiladeiro não teve fim até a equipe se encontrar na estreia da Série D, em 2009. Após três temporadas na quarta divisão, o Santa conseguiu se reerguer, sendo vice-campeão e conquistando a vaga para a Série C do ano seguinte, na campanha que teve a maior média de público do futebol brasileiro de 2011: 36.916 espectadores por partida. Em 2012 viria o segundo título do atual tricampeonato pernambucano, e o acesso para a Série B conquistado na atual temporada já faz os torcedores sonharem com a classificação para a elite do futebol nacional no ano que vem, que marca o centenário do clube.
        No jogo decisivo para o acesso, valido pelas quartas de finais da competição, o empate prevalecia até os 42 minutos de jogo, quando o xodó da torcida Flávio Caça-Rato colocou os mandantes na frente e deu números finais ao embate. Como na partida de ida a equipe Pernambucana venceu fora de casa por 1 a 0, um gol do adversário enquanto o 1 a 1 se mantinha significaria mais um ano na terceirona para o Santa Cruz, e seria do mineiro Betim a vaga para a Série B, pois o agregado dos confrontos terminaria em 2 a 2, e o critério de desempate (gols fora de casa) favoreceria o visitante. Além da vaga para a segunda divisão, o Santa conquistou lugar entre os semifinalistas do torneio, que disputam o título já com o acesso garantido.
        Pelas semifinais da Série C, o goiano Vila Nova empatou sem gols com o Sampaio Correia (MA), campeão da quarta divisão de 2012. A partida de volta acontece em São Luís, às 19h do sábado (9), com transmissão da TV Brasil. Já o Santa Cruz visita o Luverdense, do Mato Grosso - que chegou perto de conseguir o acesso no ano passado, quando perdeu nas quartas de finais para a Chapecoense, atual vice-líder da Série B - neste domingo (10), às 17h. O jogo de volta acontece no outro domingo (17), no mesmo horário. Ambos confrontos tem transmissão do SporTV.
        Com o título das duas primeiras divisões do futebol brasileiro virtualmente decididos, a Série C se torna prato cheio para o telespectador que busca por partidas decisivas e cheias de emoção, além de agradar os saudosistas que ainda clamam pelo formato de mata-mata. Enquanto o clima esquenta lá em cima, nas discussões por mudanças no nosso futebol, vale a pena acompanhar as partidas finais da Série C de 2013.

0 comentários:

Postar um comentário