quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Não há mais vagas para 2014


          As 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo do ano que vem estão definidas. Após inúmeros confrontos pelas eliminatórias continentais, completaram-se as vagas para o torneio que trará a atenção do mundo para o Brasil no período de junho e julho de 2014. O Brasil, de presença confirmada desde o anúncio da sede da competição, por ser o país-sede, terá a companhia da atual campeã Espanha no grupo dos cabeças de chave, além de Alemanha e Argentina, que completam a lista dos quatro favoritos com seu futebol leve e ofensivo, capitaneado, no caso dos sul-americanos, pelo atual melhor jogador do mundo, Lionel Messi. O pote um ainda conta com o bicampeão Uruguai, além dos menos assustadores Bélgica, Colômbia e Suíça, país que selecionou o Guarujá como centro de treinamento.
             A questionável escolha dos cabeças de chave feita pela FIFA, baseada no ranking da entidade, deixou Itália, Holanda e Inglaterra fora do primeiro pote do sorteio, e tais seleções podem figurar no grupo do Brasil, por exemplo. Portugal e França também fazem parte das equipes capazes de transformar uma chave em ''grupo da morte'', após conseguirem a classificação para a Copa na repescagem. Os portugueses contaram com quatro gols do fenomenal Cristiano Ronaldo para vencer os dois confrontos contra a Suécia de Ibrahimovic, autor dos gols de seu país no jogo de volta, em Estocolmo. 1 a 0 e 3 a 2 foram os placares. Já a França conseguiu reverter, em casa, a derrota de 2 a 0 sofrida em Kiev, após vencer os ucranianos por 3 a 0. Grécia e Croácia são os outros representantes europeus que precisaram da repescagem para ir à Copa do Mundo. Já a Bósnia-Herzegovina, única seleção estreante em mundiais que estará presente no Brasil, não precisou da segunda chance e garantiu a vaga direta, assim como a Rússia, que voltará a disputar uma Copa após não estar presente nas últimas duas edições. Os soviéticos, vale lembrar, já estão garantidos também para a próxima edição do torneio, por abrigar o evento.
           Os representantes africanos em 2014 serão os mesmos da última Copa, com a exceção da África do Sul, país-sede em 2010. Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Gana e Argélia são as equipes que carimbaram o passaporte para o Brasil. A Oceania, que não tem direito a uma vaga direta para o torneio, será representada pela Austrália, que migrou, no mapa da FIFA, para a Ásia, interessada em fugir da repescagem. As ''outras'' seleções asiáticas classificadas são Japão, Irã e Coreia do Sul. A manobra australiana foi executada em bom momento, pois o adversário do franco atirador oceânico, na repescagem deste ano, foi o México. Não deu para a Nova Zelândia. Estados Unidos, Costa Rica e Honduras, goleada pelo Brasil por 5 a 0 em um recente amistoso, completam os classificados das Américas do Norte e Central. Na América do Sul, apenas Chile e Equador vêm para a Copa além dos quatro cabeças de chave sul-americanos.
                Todos os oito campeões mundiais marcaram presença para o mundial do ano que vem, o que, além de engrandecer a conquista do campeão, garante o espetáculo dentro de campo. A brazuca, nome oficial da bola da copa, só volta a rolar no dia 6 de dezembro, às 13h, na Costa do Sauípe, na Bahia, para o sorteio dos grupos.

0 comentários:

Postar um comentário