quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Para quem gosta de mata-mata


          O ano de 2013 trouxe um novo formato da Copa do Brasil para o futebol brasileiro. Mais longa, a competição agora inclui os participantes da Libertadores do mesmo ano, que entram direto na fase de oitavas-de-final, que se iniciará no dia 21 de agosto. Antes, ambos torneios aconteciam no mesmo período da temporada, o que enfraquecia a importância da taça caseira por deixar algumas das melhores equipes brasileiras fora da disputa.
           O Vasco, melhor colocado do Campeonato Brasileiro do ano passado dentre as equipes que ainda não contavam com a vaga direta para a taça nacional, preencheu o lugar deixado pelo São Paulo, que não participará da Copa do Brasil por ter de disputar a Sul-Americana, após vencer a edição anterior do torneio e garantir vaga para a deste ano. O clube carioca junta-se a Corinthians, Atlético-MG, Grêmio, Fluminense e Palmeiras na lista de seis times diretamente classificados para as oitavas.
           Com o sorteio realizado, os confrontos da fase que reúne os dez sobreviventes de algumas rodadas da Copa do Brasil com os seis previamente classificados estão decididos. Corinthians e Internacional devem ter vida fácil por enfrentarem os menores Luverdense e Salgueiro, respectivamente. Já o Santos, que confronta o Grêmio, pega um adversário mais próximo de seu nível, assim como o Palmeiras, que jogará contra o Atlético-PR. Do outro lado da chave, as partidas entre Atlético-MG x Botafogo e Flamengo x Cruzeiro deixam o teórico favoritismo para o lado de Minas Gerais, enquanto os cariocas devem triunfar nos encontros entre Fluminense x Goiás e Vasco x Nacional.
           No entanto, apesar de o novo formato tenha trazido os participantes da Libertadores, este também criou um novo dilema: A Sul-Americana virou prêmio de bonificação para as equipes que caírem antes das oitavas da Copa do Brasil, que oferece vagas do torneio internacional para os oito melhores classificados no Brasileirão anterior. Este sistema fez com que o rebaixado Sport, que enfrenta o rival Náutico na fase preliminar do torneio, ganhasse vaga na Sul-Americana, além de promover os novos integrantes da série A Criciúma e Vitória, que jogaram contra Ponte Preta e Coritiba, respectivamente, para a competição. Tais confrontos fazem de Portuguesa x Bahia o único jogo da fase nacional da competição em que não há um clube que não foi rebaixado ou promovido na última temporada. Os vencedores destes quatro jogos se unem ao São Paulo nas oitavas-de-finais da Sul-Americana.
           Embora os participantes brasileiros da Libertadores agora participem da Copa do Brasil, as vagas da Sul-Americana serão preenchidas por equipes mais fracas do que as qualificadas pelo formato anterior. Se um grande problema foi anulado, criou-se outro que precisa de correção imediata. Ainda assim, o segundo semestre agora conta com outra importante competição nacional além do Brasileirão, e a Copa do Brasil será prato cheio para quem gosta de mata-mata.

0 comentários:

Postar um comentário