quarta-feira, 12 de junho de 2013

Falando de Copa


         O maior evento futebolístico a ser sediado pelo Brasil desde a copa de 1950 finalmente chegou. Após muitos meses de espera, seis sedes abrigarão a copa durante 15 dias. Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Salvador e Rio de Janeiro receberão oito seleções que se dividirão em dois grupos. Ainda que a seleção brasileira não convença ou encante, a atenção agora se volta para os gramados, pois, além de um título estar em jogo, a competição será um passo de grande importância para a preparação brasileira visando o sonho maior, o hexa campeonato em território nacional.

         O Brasil, atual campeão da competição, terá de enfrentar a desconfiança de sua própria torcida para progredir na copa, tentando montar um time competitivo para o verdadeiro objetivo do ano que vem. Os recentes amistosos serviram para dar um início de forma à equipe de Felipão, e a goleada contra a França parece ter funcionado para fazer as pazes com os apoiadores brasileiros nas arquibancadas. Agora que a troca de treinador foi realizada, assim como a convocação final, discutir tais fatores é inútil. O fato é que a competição chegou e nosso time tem condição de ganhar, caso coloque em campo o potencial que nele existe.

         Contudo, os adversários não deixarão o caminho fácil para os brasileiros, e a atual campeã do mundo, a Espanha, chega como favorita para conquistar o inédito título. Mesmo com a contusão do experiente volante Xabi Alonso, a ''fúria'' vem ao Brasil para espantar o fantasma de 2009, ano no qual a seleção foi eliminada pelos EUA na semifinal da competição. Já a maior campeã de Copas do Mundo depois do Brasil, a Itália, vem numa crescente que pode culminar com a conquista do torneio, enquanto nosso vizinho Uruguai, animado pela conquista da Copa América, pode acabar beliscando a taça, apesar de vir abaixo das seleções já citadas.

         A Nigéria é a seleção que disputará com o Uruguai a classificação para a segunda fase, pelo grupo B, afinal, a Espanha não deve encontrar maiores dificuldades na primeira fase, e o Taiti deve tirar boas férias, além de fotos no território brasileiro. Os africanos podem tirar proveito do mal momento dos pampas e conseguir uma classificação para o mata-mata. Já México e Japão, presentes no grupo A, de Brasil e Itália, podem aprontar pra cima dos campeões do mundo e, como qualificados adversários que são, tem todo o potencial de pintar na segunda fase.

         O momento chegou, e será interessante ver um clima de copa em nosso país, mesmo que a atmosfera do evento não se compare ao mundial do ano que vem. Os 15 dias servirão para ver grandes craques atuarem em gramados nacionais, além de amadurecer a equipe brasileira, que poderá sair fortalecida e até mesmo, pela quarta vez na história da Copa das Confederações, campeã.


Obs: Relatos diários serão publicados nesta seção do blog, que trará Informações, análises e curiosidades de forma diferente, fazendo do ''Falando de Copa'' a sua central  diária da Copa das Confederações. A cobertura começa no dia 15 de junho, dia que marca o início do evento.
--

Yuri Coghe Carlos Silva

0 comentários:

Postar um comentário