quarta-feira, 8 de maio de 2013

O fim de uma era



Após 39 anos de carreira como treinador de futebol, 26 como técnico do Manchester United, Sir Alex Ferguson, de 71 anos, anunciou sua aposentadoria para o fim desta temporada. Campeão Inglês de 2013, o lendário escocês dará fim a sua trajetória deixando o time como atual campeão da Premier League. Já na próxima edição do campeonato, a torcida do gigante inglês verá seu time ser comandado por outra pessoa pela primeira vez desde 1986.

Como jogador, Alex Ferguson atuou apenas em times de sua terra natal, a Escócia. Em seus 17 anos como atleta, levantou dois troféus da segunda divisão de seu país, porém, era mesmo como treinador que o sucesso viria. Estreou no East Stirlingshire, mas logo passou para o St. Mirren, onde foi campeão da segunda divisão escocesa, o primeiro título de sua carreira como treinador. Notado na Escócia, alcançou grande sucesso em seu clube seguinte, o Aberdeen, obtendo três campeonatos escoceses dos quatro que o clube possui, além de quatro das sete copas caseiras vencidas pelo Aberdeen. O impensável sucesso europeu também foi alcançado pelo clube durante o comando de Ferguson, com o título da Taça dos Clubes Vencedores de Taças sendo vencido pela equipe em 1983. Na campanha, destaca-se a eliminação do Bayern de Munique para o lado escocês e a final contra o poderoso Real Madrid. A Supercopa europeia, contra o Hamburgo, vencedor da Champions Legue daquele mesmo ano, também se encontra na lista de glórias do treinador.

Assumiu o Manchester United em 1986, época de grande domínio do Liverpool, que já possuía seus 18 títulos ingleses quando Ferguson ergueu sua primeira taça por seu novo clube, a Copa da Inglaterra de 1989/1990. Treze campeonatos ingleses conquistados depois, Sir Alex Ferguson deixa o lado vermelho de Manchester como o maior campeão do país, com 21 títulos nacionais. O escocês ainda faturou mais quatro Copas da Inglaterra, além de quatro Taças da Liga Inglesa e sete Supercopas caseiras. No âmbito europeu, duas Champions League, seguidas de dois títulos mundiais foram adicionadas ao catálogo de títulos do clube, assim como a Recopa e a Supercopa da Europa de 1991.

Nome maior da história de uma das maiores equipes do mundo, Sir Alex Ferguson é o treinador que mais tempo passou no comando de uma equipe, depois de Guy Roux, treinador do Auxerre, da França, que comandou o clube por 38 anos. Contudo, não é injusto dizer que Ferguson pode ser considerado o maior treinador de todos os tempos, e a longevidade do cargo do escocês pode ensinar muito para os clubes brasileiros.
--

Yuri Coghe Carlos Silva

0 comentários:

Postar um comentário